domingo, 1 de abril de 2012

Overtraining


Overtraining é o termo usado para designar um excesso de treinamento. Ocorre quando a pessoa
treina de forma inadequada, não respeitando os intervalos ou tempo de recuperação.

Este exagero poderia ser evitado com um bom planejamento em relação a volume, intensidade e pausas de recuperação dos treinos.

Observado constantemente em atletas o overtraining é causado por fatores relacionados ao treinamento e também agravados com uma dieta inadequada,
estresse e excesso de competições.

Por isso é muito importante fazer uma
avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física e montar um treino seguro e eficiente de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Desta forma a pessoa que inicia um treinamento já começa de forma correta e adequada.

Já um atleta de ponta deve ter uma equipe de profissionais entre nutricionistas, técnicos, fisioterapeutas e especialistas que possam
planejar o treino, dieta etc... Destes atletas, fazendo com que estes tenham um maior rendimento e de forma saudável.

Sintomas do overtraining:

Perda de apetite; Perda de peso; Insônia; Cansaço; Irritabilidade; Ansiedade; Depressão; Agressividade; Pequenas lesões; Resfriados constantes; Dores de cabeça; Perda no rendimento; Impedimento do crescimento muscular; Disfunções hormonais.

Um atleta deve estar bem assessorado e monitorado pelo seu técnico. Este deve conhecer os hábitos e estilo de vida do atleta, além de fazer constantes avaliações. Um atleta também deve fazer exames laboratoriais periódicos que possam detectar alterações hormonais entre outras.

Caso o atleta esteja com a síndrome do overtraining, o descanso é essencial. Embora para alguns atletas a idéia de parar os treinos seja muito difícil. É preciso um tempo de recuperação de pelo menos duas semanas para que este se recupere.

Dependendo do caso apenas mudar de modalidade pode resolver. Por exemplo, um atleta de corrida que apresente os sintomas do overtraining, pode passar a treinar na piscina, fazendo uma atividade mais leve e relaxante. Depois poderá voltar aos treinos de corrida numa intensidade menor e ir progredindo, aos poucos, através de um novo planejamento de treinos. Previna-se desta síndrome com avaliações periódicas e um planejamento correto para a sua condição física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário