domingo, 8 de abril de 2012

Atividade física para cardiopatas

atividade-fisica-para-cardiopatas Cidades litorâneas possuem um menor índice de doenças degenerativas como a cardiopatia, cujo termo é uma referência genérica às doenças do coração.
Mas por que esses dados? Porque cidades com praias proporcionam maior motivação aos moradores a fazerem pelo menos uma caminhada diária, comprovando assim que a atividade física é de extrema importância para prevenir ou tratar de pessoas portadoras de cardiopatias. A prática regular de atividade física ou um estilo de vida mais ativo, têm mostrado ser um meio de proteção contra a ocorrência de doenças cardíacas. É importante um programa de condicionamento físico elaborado por profissionais que trabalham especificamente com este público, atentos e com o conhecimento necessário para aplicar os exercícios de maneira correta, sabendo dosar a intensidade e o volume do mesmo para cada caso. Mas para que seja feito um programa adequado, é ideal que o mesmo seja feito não apenas por um Educador Físico, mas também por um Cardiologista e Nutricionista.

Alguns fatores devem ser levados em consideração na prática da atividade física para Cardiopatas, e para saber o tipo de exercício a ser realizado é importante fazer um trabalho completo de exercícios aeróbicos, alongamentos e treinamento resistido (musculação). Afinal, independentemente da atividade escolhida, a intensidade poderá ser determinada com base na realização destes testes. Um deles é o teste ergoespirométrico, pelo qual é possível avaliar de modo preciso qual a frequência cardíaca máxima e mínima para o treinamento.

Principais benefícios da atividade física para cardiopatas:

•Diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial em repouso;
•Aumento nos níveis do bom colesterol (HDL) e diminuição de triglicerídeos;
•Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
•Aumento na quantidade de vasos sanguíneos nos músculos ativos;
•Diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial em exercício de baixa intensidade;
•Diminuição da gordura corporal total e diminuição da gordura visceral (a mais nociva para o coração);
•Melhora dos índices de glicose no sangue (glicemia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário