quinta-feira, 19 de abril de 2012

Alteplase para AVC agora no SUS

 
Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria n° 665/2012, que prevê a abertura de centros de atendimento de urgência com a utilização do medicamento Alteplase na rede pública, além de internação e reabilitação de pacientes.
Essa é uma decisão que levará tempo pra ser implementada, visto que os hospitais públicos precisarão ser credenciados para prestar esse tipo de serviço, treinar os profissionais da saúde e abrir novos leitos destinados a esses casos, afirma o Ministério da Saúde.
Para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral só existe uma droga aprovada no Brasil, o Alteplase, destinado ao AVC isquêmico, que corresponde a 85% dos casos de derrame (o restante corresponde ao AVC hemorrágico).
O medicamento aplicado por via endovenosa, usado por alguns hospitais da rede particular, é utilizado para desfazer o coágulo que causa o derrame, desobstruindo a circulação e por fim normalizando o fluxo sanguíneo no cérebro. A dose única do Alteplase custa em torno de R$ 3.500,00 e por essa razão não estava disponível pelo SUS. A aplicação dele reduz em 31% o risco de sequelas nos pacientes e em 18% o risco de morte do mesmo.
Conforme o governo, o investimento até 2014 será de R$ 437 milhões. Essa decisão foi concedida após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal para inclusão do medicamento na lista gratuita do SUS.
O Alteplase só era utilizado pelo SUS em pacientes com enfarte agudo do miocárdio. Em 2010 foram registrados 99.159 mortes decorrentes de derrame no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário