domingo, 1 de abril de 2012

Descubra o exercício ideal para o seu objetivo




Sempre dizemos que um programa completo de atividade física deve apresentar os exercícios aeróbios, os anaeróbios e os alongamentos.

Pois é. Se você deseja melhorar como um todo, o ideal é que faça estes três tipos de atividade. Desta forma conseguirá os seguintes benefícios:

* Melhora do seu condicionamento cardio respiratório;
* Aumento da resistência, força e massa muscular;
* Aumento da flexibilidade;
* Maior mobilidade articular;
* Mudança da sua composição corporal, aumento da massa muscular e diminuição da porcentagem de gordura.
* Perda, manutenção ou ganho do peso corporal
* Prevenção de doenças ou ajuda no controle de algumas doenças;
* Melhora da coordenação, do ritmo e da memória;
* Bem-estar e diminuição do estresse do dia-a-dia.


Apesar disso, algumas pessoas além de ter pouca disponibilidade de tempo também se focam em um determinado objetivo. Nós sabemos que a regularidade na dieta e nos exercícios trará os resultados esperados e que fazer exercícios 5 a 6 vezes por semana é melhor do que fazer 3 vezes por semana.

Mas como nem sempre dispomos de 6 dias na semana para praticar exercícios, o ideal é que seu corpo permaneça o mais ativo possível. Por isso, tente fazer alguma atividade pelo menos 3 vezes durante a semana.

Para as pessoas que possuem um objetivo específico e desejam saber qual a atividade mais indicada para alcançá-lo, relacionamos abaixo algumas atividades para melhorar o seu desempenho.

Melhora do condicionamento cardio respiratório: exercícios aeróbios.
Os exercícios anaeróbios também melhoram o condicionamento cardio respiratório, mas em menor proporção aos aeróbios. Além disso, se você deseja correr uma maratona, o foco são os treinos de corrida embora você deva fazer os anaeróbios e também os alongamentos.

Aumento da resistência muscular: musculação ou exercícios resistidos (com pesos). Geralmente treinos com pouca carga e muitas repetições (em média de 30 a 40 repetições).

Aumento da força e da massa muscular: musculação, com treinos com mais carga e poucas repetições. Existem muitos tipos de treinos de musculação. O ideal é mudar os treinos a cada 2 a 3 meses para dar novos estímulos ao músculo.

Enrijecimento ou endurance: você poderá alternar treinos com pouca carga e muitas repetições e treinos com muita carga e poucas repetições.

Amenizar a gordura localizada: você deverá fazer tanto os aeróbios de 5 a 6 vezes por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Mas lembramos que dependendo do caso e do seu objetivo, apenas a cirurgia resolve.

Celulite e flacidez: você deverá fazer tanto os aeróbios de 5 a 6 vezes por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Uma drenagem linfática 2 vezes na semana também ajuda as pessoas que retém muito líquido.

Melhora da coordenação, do ritmo e da memória: aulas de dança, step, jump, body attack entre outras, embora você possa melhorar nestes quesitos também com alguns exercícios anaeróbios e outras atividades.

Perda de peso ou mudança da sua composição corporal: você deve fazer exercícios aeróbios de 5 a 6 vezes por semana, exercícios anaeróbios de 3 a 5 vezes por semana e alongamentos.

Melhorar a flexibilidade e mobilidade articular: alongamentos, ioga, pilates, embora você também desenvolva outros benefícios com estas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário