sábado, 31 de março de 2012

Velejar: benefícios no relacionamento e convivência



O esporte a vela é considerado no meio náutico, como uma prática ecologicamente correta, pois na sua maioria, as embarcações não poluem e ainda, devido à utilização necessária do espelho da água livre de poluentes, este esporte leva o seu praticante a ser um protetor da natureza com uma grande consciência ecológica. A parceria entre velejador e a natureza é por si só um excelente motivo para o esporte a vela.

O esporte pode ser individual ou em equipe, fator que possibilita o desenvolver de um maior conhecimento de si próprio como do outro, tanto no aspecto físico como no psicológico.

Segundo Grael (2001, p. 47) : "o mar lapida o caráter do marinheiro. Maior expressão da natureza, ele testa e endurece o homem com suas fortes ondas, tormentas e calmarias. O mar é imprevisível, mas o marinheiro aprende a ter coragem para superar as dificuldades

A vela possibilita o desenvolvimento de um maior conhecimento de si e do outro; ter consciência ambiental, evitar as descriminações, objetivar um relacionamento equilibrado e construtivo; adotar atitudes de respeito, dignidade e solidariedade, repudiando a violência; conhecer, dar valor, respeitar e aproveitar da pluralidade da cultura corporal.

Nas diversas modalidades de competições e barcos encontram-se velejadores de todo tipo de condição, deficiência e qualidade física, onde todos participam da competição por lazer, tendo como regra espontânea a convivência pacífica e prazerosa através de uma atividade física diversificada, alternando esforço físico com momentos de prazer, concentração, adrenalina e relaxamento. Os momentos que antecedem e se seguem às competições permitem uma grande reunião social entre os participantes, familiares e amigos, não havendo em momento algum, discriminação de nenhum tipo.

Os benefícios físicos e psicológicos do esporte a vela são visíveis e possibilitam ao seu praticante estar mais bem preparado para a vida. Se você experimentar esse esporte, certamente vai se apaixonar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário