sábado, 31 de março de 2012

Sedentarismo afeta 70% das pessoas em todo o mundo


Organização Mundial da Saúde quer alertar a população sobre os riscos e conseqüências da falta de exercício físico.

 

Prática de exercícios físicos deve ser realizada pelo menos três vezes por semana.

Hoje em dia, fala-se muito em tecnologia, sedentarismo, qualidade de vida, bem-estar, mas, será que sabemos o que é isto? Como fazer para não ser sedentário e ter melhor qualidade de vida?

Segundo a Organização Mundial da Saúde 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade. A OMS estará comemorando na próxima segunda-feira (10), o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

O objetivo da OMS é alertar a população sobre as doenças e conseqüências causadas pela falta de exercícios físicos. Ainda segundo a OMS, a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer.

O sedentarismo nada mais é do que a lei do menor esforço, ou seja, usar a escada rolante, usar o elevador, andar de carro e, principalmente, não praticar atividade física.

Segundo o cardiologista Álvaro Barros, com o sedentarismo, vem a obesidade. "Isso ocorre pelo fato de não haver um gasto calórico positivo, pois se ingere muita caloria e se gasta quase nada e para combater este mal, que vem assombrando a população", diz.

Para o médico, faz-se necessário uma reeducação de hábitos do dia-a-dia, como principalmente a prática de exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana, em um período de, no mínimo, 30 minutos.

Álvaro Barros também explica que o indivíduo sedentário tem maior probabilidade de desenvolver problemas do aparelho cardiorrespiratório e circulatório.

Outra má notícia é que os sedentários têm ainda maior predisposição a vários tipos de câncer, como o de cólon, pâncreas, rim e mama.

Doenças do sistema endócrino, como o diabetes do tipo 2 e a obesidade, que têm se tornado um verdadeiro flagelo, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo, também poderiam ser combatidas com a prática regular de exercícios.

Patologias como mal de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla também poderiam ser prevenidas desta forma.

E o cardiologista faz um alerta: "é importante lembrar as pessoas que possuem mais de 40 anos de idade, que antes de começarem alguma atividade física, é preciso realizar uma avaliação cardiológica, e, em algumas atividades, é importante o acompanhamento de um profissional, como por exemplo a prática da musculação", conclui.

Problemas causados pelo sedentarismo:

obesidade;
perda de massa muscular e cansaço;
baixa resistência orgânica;
problemas cardíacos;
dores articulares e musculares;
pressão alta;
alto nível de stress;
má postura.

Benefícios da prática de exercícios:

redução e manutenção do peso;
aumento de desempenho;
aumento da eficiência cardíaca e pulmonar;
melhora do colesterol;
ossos mais fortes;
diminuição da pressão sanguínea;
redução da ansiedade;
melhora da auto-imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário