sábado, 31 de março de 2012

Esportes - Competição saudável para o corpo e para a vida

Esportes - Competição saudável para o corpo e para a vida



Bom para o corpo e a mente, esporte é saúde

Praticar esportes desenvolve as capacidades físicas, sociais e competitivas de todos os indivíduos. É uma maneira de se exercitar e se divertir; superando seus limites físicos e desenvolvendo a capacidade de lidar com perdas e ganhos.

Para os que acham as atividades na academia muito monótonas e sem desafios, o esporte concilia o movimento com habilidades de raciocínio. As modalidades esportivas são diversas e podem atender ao gosto de todos.

Escolha o esporte que você mais se identifica, gosta e veja as vantagens que ele trará para a o seu corpo. O professor de Educação Física e Personal Trainer, Renato Scalercio, que trabalha na academia Cia Atlética, em São Paulo, na área dedicada aos esportes, explica como as modalidades esportivas podem ajudar a manter a forma e eliminar calorias, além de ser uma atividade de socialização.

A maioria dos esportes queima muitas calorias, pois necessita de vários movimentos para ser praticado. O vôlei, por exemplo, parece ser um esporte mais tranqüilo, mas toda a movimentação na quadra faz com que todos os músculos sejam utilizados, trazendo uma queima calórica bastante significativa. Nas academias, algumas mudanças foram trazidas para os jogos se tornarem mais práticos, adequando essa prática à vida moderna. Um atleta tem o esporte como profissão, mas o aluno quer praticá-lo como opção de lazer e condicionamento físico. Essas alterações trouxeram os esportes para mais perto das pessoas menos treinadas e com menos tempo.

Basquete


Trata-se de um esporte coletivo que foi modificado para sua prática em academias. É jogado por duas equipes, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe. A queima calórica é alta.

Boxe


As aulas de boxe hoje em dia, tem sido uma procura entre as mulheres em academias, não somente como uma forma de "luta" ou "auto-defesa", mas como uma aula "forte" com alto gasto calórico, que desenvolve e aprimora fatores como equilíbrio, coordenação motora, auto estima e principalmente a sociabilização entre os praticantes. Nas aulas de boxe o objetivo não é bater ou apanhar e sim se divertir e queimar calorias.

Caminhada


Acessível a todos. Ao ar livre pode ser executada em vários lugares. Trabalha condicionamento físico, mas a velocidade das passadas deve ser aumentada com o tempo, para melhorar o desempenho e aumentar o gasto calórico.


Ciclismo


É uma brincadeira que promove muitos resultados. É um esporte que utiliza a bicicleta e tem como objetivo atingir certa distância em um determinado tempo. Atividade prazerosa que pode ser praticada em diversos locais. Dependendo do terreno a queima é bem alta.

Corrida



Um esporte milenar que pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos e várias idades. A grande vantagem é que pode ser praticado em qualquer lugar e horário. Os que competem, tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Além de competir com os outros, a pessoa testa seus limites ao máximo, para superá-los. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo ou velocidade se aplique. Promove o condicionamento físico e a perda calórica é alta. Quem corre emagrece!

A corrida está sendo muito procurada atualmente. Empresas incentivam seus funcionários a fazê-la. A pessoa começa a correr e literalmente não para mais. Inicia com cinco quilômetros, depois quer dez e assim por diante. Existem academias que fazem corridas nas esteiras, com um professor acompanhando e incentivando a turma.

Esgrima


O objetivo é tocar o adversário com uma lâmina sem ser tocado. Em disputas classificatórias, ganha quem somar cinco toques ou ficar quatro minutos sem ser atingido. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina, mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam. É considerado um exercício aeróbico e queima calorias. Exige concentração e técnica.

Futebol


Esporte coletivo mais praticado no mundo, disputado num campo retangular por duas equipas, de onze jogadores de cada lado, que têm como objetivo colocar a bola dentro das balizas adversárias. As duas equipes disputam pela posse de bola, para fazer um gol no adversário. Para conduzir a bola os jogadores não podem tocar na mesma com as mãos, braços ou antebraços. Qualquer outra parte do corpo é permitida para se dominar a bola e conduzi-la. A única exceção são os goleiros. A equipe que fizer mais gols vence a partida. Sua queima calórica é alta.

Golfe


 

É um esporte aparentemente fácil, mas que é de aprendizado demorado e difícil. Consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bolinha ao longo de um percurso que termina num buraco - onde a bolinha deve cair. O golfe é jogado em campos de grama, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo do jogo é colocar a bolinha nesse buraco com o mínimo de tacadas possível. Para dificultar a tarefa, o trajeto até o buraco pode incluir pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com grama mais alta. O campo de golfe oficial deve ter 18 percursos, que para fins práticos são chamados mesmo de buracos. Assim, um jogador diz que está no buraco 12, por exemplo, quando está percorrendo o caminho que leva ao buraco de número 12. O número de tacadas de cada jogador é acumulado e vence quem "fizer" os 18 buracos com um menor número de tacadas. Uma partida costuma durar em média quatro horas. É um esporte caro.

Handebol


Uma modalidade simples de entender e de jogar. O objetivo é fazer gol com as mãos. Uma espécie de futebol, onde não se utiliza o pé; a bola é lançada com as mãos. Envolve corrida, condicionamento físico e estratagema. Queima calórica alta.

Hiking - (Caminhadas em espaços naturais)


Um esporte saudável e interessante. A caminhada é feita em trilhas, em locais privilegiados, já que tem a natureza como cenário. Pela diversidade do terreno, que alternam subidas, descidas e solo não compacto, exige bastante esforço físico. Bom para o corpo e para a mente.


Hóquei


 

É um jogo, sobre patins que pode ser jogado numa pista de gelo ou não. Consiste em acertar uma bolinha no gol com uma espécie de taco. Exige muito esforço e queima bastante caloria. Além, de muito equilíbrio.


Judô


 

É um esporte praticado como arte marcial. Uma luta praticada em cima de um tatame, com ensinamentos filosóficos Seus objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Os judocas são classificados por graduações e dependendo das que se encontram, aprendem novos golpes. Sabemos a graduação que se encontram pela cor da faixa que usam: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Para a troca de graduação levam em consideração: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições.

Caratê ou karatê (português europeu)


É predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca".O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Muito dinâmico e queima bastante calorias.

Luta - livre

É uma arte marcial livre de qualquer acessório, pois os lutadores se utilizam apenas do próprio corpo, além do corpo do adversário, na busca pela superioridade técnica através de quedas, imobilizações, torções, chaves e estrangulamentos. Ao contrário da luta greco-romana, os lutadores também podem usar as pernas e segurar os adversários acima ou abaixo da cintura. A luta ocorre numa área de 7 metros de largura por 7 metros comprimento. Os pontos são ganhos de acordo com cada golpe dado ao lutador adversário. Os "golpes baixos" (pisar o pé, segurar o pescoço do adversário, dar cotoveladas, joelhadas, puxar o cabelo, pele, orelhas, genitais ou roupa do oponente) são punidos com perda de pontos. A luta é travada em 3 "rounds" de três minutos com um intervalo de 30 segundos entre os dois. Vence quem alcançar mais pontos no final dos dois "rounds". Além da vitória por pontos, os lutadores podem terminar a luta se conseguirem levar os ombros do adversário ao chão.

MontanhismoÉ a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada (sem ou com equipamentos). É considerado, atualmente, um esporte de aventura e se encontra ligado ao turismo ecológico. A idade ideal para começar é a partir dos doze anos, pois existem vários graus de dificuldade, quando se atravessam montanhas. O contato com a natureza propicia relaxamento mental.


Natação


 
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, é considerado um dos melhores exercícios físicos existentes. Sua perda calórica é alta. Exige uma dedicação muito grande. O objetivo de uma competição é determinar qual o nadador mais rápido. Existe quatro estilos diferentes: crawl, costas, peito, borboleta e medley (que é os quatros estilos de nado em seqüência).

Paddle

É um esporte que mistura tênis com squash, jogado em uma quadra de 20 x 10m, com uma rede no meio. A raquete é como a de frescobol, mas é toda furadinha. Trata-se de um esporte dinâmico e fácil de aprender, que diverte desde o nível iniciante até o atleta profissional. Promove um desgaste calórico muito alto. Como o squash, pode ser jogado individual ou em duplas.


Ping Pong

É um tênis de mesa cujo gasto calórico é pequeno.

Squash

O gasto calórico deste jogo é bem alto, pois a pessoa corre o tempo todo. Semelhante ao Raquetebol, é praticado em quadra fechada também, com dois (ou 4) jogadores de frente para a parede, alternando saques com uma raquete encordoada amarrada ao pulso para não escapar da mão.


Tênis

É um esporte disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou grama; dividida em duas meia-quadras por uma rede. O objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete. Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. As mulheres estão procurando praticar cada vez mais. Hoje existem raquetes e roupas especiais para elas. O gasto calórico é alto!

Vôlei

Uma ótima opção para quem quer perder peso. Ele queima muitas calorias. Segundo Renato é o mais completo, pois envolve agachamento, salto, flexibilidade, velocidade para atacar e defender a bola. Ele complementa e diz que por ser um dos mais completos, é também uma boa opção para a terceira idade, porém existe uma adaptação. Em vez de arremessarem a bola, eles a seguram e passam calmamente para o parceiro. Dessa forma, os riscos de lesões são menores. Na piscina, também o vôlei é muito procurado. É um esporte que facilita a sociabilização. Como o contato físico quase não existe, os tímidos se sentem mais atraídos por ele. Pessoas iniciantes podem praticá-lo, com facilidade. Além de perder peso, a diversão é garantida.

O professor tem que estar atento ao que o aluno lhe diz, para que ele possa indicar a melhor atividade, que será mantida pela pessoa que está disposta a encarar uma prática esportiva. Hoje o médico, o nutricionista e o professor de Educação Física falam a mesma língua e trabalham em sinergia, para que os resultados sejam satisfatórios para a saúde física e mental do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário