sábado, 31 de março de 2012

BENEFÍCIOS DO WINDSURF


Se você está de férias pela costa ou próximo a um lago, o windsurf pode ser um dos exercícios mais eficazes que você pode fazer. Na verdade, adeptos afirmam que é tão agradável que você nem percebe que ele está trabalhando todo o seu corpo.

Os benefícios do corpo: De acordo com Barrie Edgington da Royal Yachting Association, o windsurf age principalmente nos ombros, antebraços e parte inferior da coluna e costas.

Os benefícios da atividade: Como um iniciante, você provavelmente irá passar a maior parte de seu tempo aprendendo a permanecer de pé na prancha de windsurf. Isso envolve o uso de músculos das pernas para o seu equilíbrio na prancha e músculos dos ombros, antebraços e parte inferior das costas para controlar a força da vela.

Aprender a equilibrar-se sobre o windsurf também significa que você está aprimorando a "estabilidade do núcleo", envolvendo os mais profundos músculos posturais - os músculos que envolvem a bacia e quadris como uma cinta natural. Esta ação pode ajudar a fortalecer os músculos que lhe dão a definição da cintura.

Embora não haja garantia de que os iniciantes irão gastar metade do seu tempo na água, Edgington diz que isso é tudo parte de um treino. "Caindo para fora da prancha significa que estão constantemente a puxar-se fora da água, que trabalha os braços e aumenta o gasto calórico", diz ele.

E, com a melhora em sua performance, vem também os benefícios cardiovasculares. Isso porque você passará a gastar cada vez mais tempo em cada seção de windsurf em vez de ficar sentado a uma mesa. "Com sua melhora, você também vai aprender as manobras que envolvem saltos e outros movimentos do equipamento, fazendo com que o corpo execute e responda a estas novas exigências e ao final, são todas ações que ajudam a trabalhar o seu sistema cardiovascular", diz Edgington.

Os outros benefícios: Velejar a velocidades em torno de 40 Km/h em seu windsurf é tão divertido que mal você se dá conta que está se exercitando. De acordo com o Royal Yachting Association o windsurfista profissional gasta em média até seis horas por dia se exercitando, sem sequer perceber. Isso significa que a queima de calorias é maior do que num ginásio.

Quantas calorias você pode queimar? Windsurfistas experientes podem queimar até 1.000 calorias por hora, mas os recreativos ou iniciantes queimam cerca de 500. Apenas para efeitos de comparação, a natação também queima em torno de 500 calorias por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário