sábado, 26 de maio de 2012

Nova tecnologia é capaz de mover membros paralisados com o pensamento

braço robotico
É a primeira vez que cientistas mostraram que humanos com graves lesões no cérebro podem controlar um braço mecânico com o uso de pequenos implantes cerebrais capazes de enviar sinais neurais para um computador.

Duas pessoas que estavam paralisadas do pescoço para baixo aprenderam a controlar um braço robótico com a força do pensamento e o utilizaram para alcançar e segurar objetos. Um dos pacientes, uma mulher, conseguiu levar uma garrafa de café com um canudo para a boca e bebê-lo - foi a primeira vez que ela conseguiu se servir sozinha nos últimos 15 anos, desde o dia em que sofreu um AVC e perdeu o controle dos movimentos.

O trabalho científico está descrito em um artigo publicado na revista Nature. Estudos anteriores já tinham mostrado que humanos podem aprender a mover um cursor de computador com o pensamento. Além disso, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis já tinha conseguido mover um braço mecânico com eletrodos instalados no cérebro de macacos.

A tecnologia ainda está em fase de testes, mas o novo estudo da Nature representa um passo importante, pois oferece evidências palpáveis de que membros mecânicos controlados pelo cérebro poderão ser usados no futuro para ajudar pessoas com deficiências motoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário