domingo, 7 de outubro de 2012

TUDO O QUE VOCÊ NÃO DEVERIA FAZER... SE O OBJETIVO É TER MAIS DISPOSIÇÃO!

Restringir demais o consumo de carboidratos
O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, por isso não pode ser totalmente eliminado sem critérios. É o único combustível que o cérebro utiliza e a sua falta pode causar alteração de humor e comprometimento da aprendizagem, além de comprometer bastante a atenção e levar embora a disposição.
Também é verdade que os carboidratos abrem caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde esse é transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como substância química calmante), mas em excesso é armazenado como gordura, comprometendo ainda mais seu pique. Portanto neste caso a palavra é "equilíbrio".

Seguir dietas radicais e desequilibradas
Todas as dietas que levam ao desequilíbrio do corpo são prejudiciais, a não ser quando são acompanhadas por um especialista e tenham algum motivo que as justifique. Na falta de um bom acompanhamento você corre o risco de ficar abatida e sem energia para as atividades básicas, e a falta de energia e de determinados nutrientes pode levar à indisposição, mau humor e ansiedade.

Abusar dos cafezinhos
O exagero nunca é saudável. Se você adora tomar um cafezinho, cuidado! Tente controlar a freqüência diária e prefira os intervalos entre as refeições, pois o café possui algumas substâncias antinutricionais que "roubam" certos nutrientes, atrapalhando a absorção. Portanto, sinal vermelho pra quem costuma tomá-lo a toda hora. Algumas pessoas também têm dificuldades para dormir por conta dos excessos de cafeína, uma vez que é uma substância estimulante.

Abusar dos doces
Os doces elevam a glicemia muito rapidamente, podendo oferecer uma disposição momentânea. Também de forma bem rápida o efeito passa a ser contrário, uma vez que, após e liberação de insulina, os níveis de glicose no sangue ficam menores. Algumas pessoas podem, após a ingestão de doces, atingir níveis glicêmicos mais baixos que o normal, levando a hipoglicemia. Outro fator relacionado é a grande quantidade de gordura que muitos doces oferecem junto com o açúcar, o que aumenta ainda mais a sensação de moleza e indisposição.

Abusar das gorduras
Lembre-se da sensação após consumir uma feijoada? É mais ou menos o retrato do que a gordura em excesso pode fazer no organismo. Tudo ocorre pelo fato da digestão deste nutriente ser mais lenta, o que promove a diminuição do esvaziamento gástrico, fazendo com que o organismo mobilize mais sangue para o local. O resultado disso é o cansaço e a indisposição, além do excesso de calorias proporcionado pela gordura.

Ter uma vida sedentária
Quanto menos atividade física você fizer, maior será a sua indisposição. Procure uma atividade que lhe agrade e utilize pequenos artifícios para aumentar a atividade dos músculos, como subir escadas, andar a pé, entre outros.

Qual a solução para resolver esse problema?

Existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir a preguiça, como:
- Fracionar bem a alimentação, fazendo lanches leves nos intervalos entre as refeições.
- Caprichar na cor do prato, consumindo uma grande variedade de alimentos e proporcionando diferentes nutrientes para o corpo (carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras).
- Colocar a atividade física em sua rotina, mesmo que seja uma simples caminhada.
- Nunca faça atividade física em jejum, pois pode comprometer o seu pique.
- Abuse das saladas cruas e frutas que são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes e ajudam a manter o humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário